Precisamos falar sobre: O Nazismo

Nazismo.png

Nos últimos anos, através das redes sociais, houve vários comentários falando sobre o nazismo. Nos EUA, no sábado (12) aconteceu um protesto onde os manifestantes faziam a saudação nazista e gritos de ordem contra negros, LGBT’s e estrangeiros. No Brasil, principalmente nas redes sociais, o que mais debatia era se Nazismo é da Direita ou da Esquerda.

O Nacional-Socialismo (Nationalsozialismo), conhecido como Nazismo, é uma alternativa tanto ao socialismo internacional marxista quanto ao capitalismo de livre mercado (liberalismo). Surgido como terceira via, a ideologia rejeita o conceito de luta de classe, assim como defendia a propriedade privada e as empresas de alemães. Essa ideologia é associada ao Partido Nazista, onde caracteriza como forma de fascismo e o antissemitismo. Tinha como objetivo superar as divisões sociais para criar uma sociedade homogênea, buscando uma unidade nacional e tradicionalismo.

“Tanto o nazismo alemão quanto o fascismo italiano surgem após a Primeira Guerra Mundial contra o socialismo marxista – que tinha sido vitorioso na Rússia na Revolução de outubro de 1917 -, mas também contra o capitalismo liberal que existia na época”, diz Denise Rollemberg, professora de História Contemporânea da Universidade de Federal Fluminense, em entrevista a BBC.

nazismo 2.png

Movimento nacionalistas

Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha derrotada, desenvolveu a partir de influências de ideias pangermânicas, do movimento nacionalistas alemão Völkisch e de grupos paramilitares anticomunistas chamados Freikorps, que surgiram durante a República de Weimar. Apoiavam teorias como Hierarquia racial (onde existia uma raça superior) e o Darwinismo social, colocando a raça ariana como superior.

Tentaram conseguir isto através de uma “comunidade do povo” que iria unir todos os alemães e excluir aqueles considerados como “povos estrangeiros”. Ainda queriam revindicar os territórios historicamente alemães.

Partido Nazista

suastica[1]

O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialische Deutsche Arbeiterpartes, NSDAP) foi fundada em 1919, por Anton Dnexler. Mas somente em 1920 Adolf Hitler assume o controle da organização e reabatiza-a para Partido Nazista. No mesmo ano, foi aprovada o Programa Nacional Socialista, que apelava por uma Grande Alemanha, negaria cidadania aos judeus ou os descendentes, apoiava a reforma agrária e a nacionalização de algumas indústrias.

Em 1923, os nazistas de Munique, sul do país, tentaram dar um golpe de Estado. Preso por tentar um golpe, em 1924, Hitler delineou o antissemitismo, anticomunismo e os principais fundamentos do nazismo no seu livro “Minha Luta” (Mein Kampf). Em 1933, o nazismo chega ao poder, desenvolveu um regime unipartidário e totalitário, apoiado pela elite e Hitler se torna chanceler.

A propaganda era uma das principais arma. O partido controlava a imprensa, rádio, teatro, o cinema, a literatura, a música e também as belas artes (que Hitler considerava como únicas formas de Arte).

Características

  • Líder infalível e inatacavél
  • Nacionalismo
  • Totalismo
  • Militarismo
  • Anticomunismo
  • Antiliberalismo
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s