A Era da Informação e as Fake News

Estamos em uma época mais fácil de conseguir informação. Temos em nossa disposição a internet, que revolucionou os meios de comunicação. Agora alguém do interior do Brasil, tendo uma conexão com a internet, consegue saber de tudo o que se passa no mundo.

Mas parece que o ser humano não conseguiu ainda usufruiu totalmente dessa tecnologia. Nessa nova era da comunicação, com tanta informação, ser um consumidor passivo como antigamente não funciona mais.

Digo consumidor passivo, pois antigamente só recebíamos a informação, através da tv, jornais e rádio. era muito mais difícil ver uma narrativa diferente do mesmo assunto. E esse consumidor passivo entende que esses meios de comunicação transmite a realidade. Por isso que usei o termo narrativa, o jornalista e os meios de comunicação não transmitem fielmente a realidade, porque isso é impossível.

Hoje são várias narrativas e elas vem de todos os lados, você querendo ou não. Como esses consumidores ainda são acostumados em serem passivo, acabam passando por duas etapas, primeiro desacreditando nas mídias tradicionais e segundo acreditando em mídias que trazem o assunto e interpretações já, vamos dizer assim, mastigadas.

Sendo assim, presas mais fácies a fake news. Esses consumidores não sabem mais a diferença entre fake news e uma notícia real. consome o mais fácil de engolir ou então a narrativa que mais lhe agrada.

O governo Bolsonaro e os meios alternativos que apoiam o governo sabem disso. Então constantemente promovem guerras contra a mídia tradicional. construindo uma narrativa de que a mídia está fazendo de tudo pra destruir o governo.

Coberto de Crise política provocada pelo próprio presidente Bolsonaro. Agora ele tenta sempre tirar a credibilidade dos meios de comunicação para que assim, as crises existentes sejam acreditadas como mentiras. Isso não é uma tática só desse governo, nos EUA, por exemplo, o presidente Trump usa do mesmo recuso.

Para ser um consumidor ativo, você não tem que aceitar uma narrativa. Você tem que ler constantemente sobre o assunto e não somente de um só veiculo de comunicação. Comparando as informações de cada veiculo e assim criando sua própria opinião.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s